top of page
  • Writer's pictureboavistaguesthouse

O São João, a festa mais esperada da cidade

O São João é uma das festas populares mais queridas e esperadas da cidade do Porto. Todos os anos, no dia 23 de Junho a cidade veste-se a rigor e, quer os moradores quer os turistas, enchem as ruas para celebrar o santo padroeiro da cidade, o São João.


A cidade é tomada por um ambiente de festa e alegria, com muitas atividades e tradições que decorrem um pouco por toda a cidade e duram pela madrugada dentro.


Uma das tradições mais emblemáticas da festa de São João é o lançamento de balões de ar quente. Onde todas as pessoas de todas as idades divertem-se a soltar balões de ar quente, que enchem o céu da cidade de cor, sonhos e luz.



Uma outra tradição muito enraizada na festa de São João é bater na cabeça dos outros com martelos de plástico como sinal de boa sorte e prosperança. A tradição surgiu de uma prática antiga em que as pessoas batiam na cabeça uma das outras com alho-porro mas agora é mais comum as pessoas optarem pelos martelos de plástico que estão disponíveis para compra um pouco por toda a cidade nessa altura do ano.


O que não falta também no São João é comida e bebida! Pelas ruas encontra barracas e restaurantes que servem à porta as sardinhas assadas, o caldo verde, o pão com chouriço entre outros pratos típicos acompanhados normalmente pelo vinho do Porto ou licor de amêndoa amarga.



No dia 23 de Junho, as ruas do Porto enchem-se de vida e música. Há vários concertos e espetáculos ao ar livre com bandas e artistas locais a subirem aos palcos improvisados um pouco por toda a cidade e em cada esquina ouve-se a música tradicional do São João que é a "Marcha de São João".


E o ponto alto da noite, é sem dúvida o espetáculo de fogo artifício que ilumina o céu da cidade, criando um momento único!


O São João é uma festa que reúne pessoas de todas as idades e origens para a celebração da tradição e do espírito da cidade. Se ainda não teve a oportunidade de vivenciar a festa de São João na cidade do Porto, não perca esta oportunidade.

Reserve já a sua estadia na Boavista Guest House ao melhor preço e venha sentir e festejar com os portuenses a festa popular mais esperada da cidade.

9 views0 comments
bottom of page